Artigos

28 de fev. de 2010

Subsídio Lição 11 - Juniores


Faça seis (6) corações de papel cartão com aproximadamente 35cm de comprimento por 33 cm de largura, ou do tamanho adequado para sua classe.
Recorte a parte interna do coração, deixando apenas uma moldura de cerca de 5cm de largura.
Cole papel celofane na abertura, preparando um coração das seguintes cores; amarelo, azul, verde, vermelho e branco. Cole cartolina preta no sexto coração.
Segure uma lanterna acesa atrás do coração como menciona na lição.
A luz representa o Senhor Jesus Cristo (João 99;5) mas Ele quem brilhar através de todos os que crêem n’Ele. (Mateus5:16)


Lição:
As vezes, a luz do crente fica distorcida, porque o seu testemunho não é claro.
(Coloque a lanterna acesa atrás do coração amarelo).
Esse coração nos lembra os medrosos. O Senhor Jesus quer brilhar através da pessoa, mas ela esta sempre “amarela” e pálida, com medo de falar de Cristo aos seus amigos, para não ser zombada por eles.
Um crente covarde não pode levar outras pessoas a Cristo.

Agora (coloque a lanterna acesa atrás do coração azul), o Senhor Jesus quer brilhar através desta vida, também, mas este é o cristão triste. Vê tudo “azul escuro”, como o céu num dia nublado. Este tipo de crente murmura e reclama de tudo. Em João 15:11, Cristo diz que Deus quer que o crente seja cheio de alegria.
Se ele é realmente feliz, outras pessoas vão desejar conhecer o seu segredo e entregarão a vida ao Senhor.

(A seguir, coloque a lanterna acesa atrás do coração verde)
Esta é a vida cheia de ciúmes. E o tipo de crente que fica “verde” de inveja. Ele quer Ter sempre a ultima palavra. Desse modo, a luz de Cristo não pode brilhar através dessa pessoa. (Prov.14:30)

O próximo coração é o vermelho. Ele fala de pessoas que perdem a calma e ficam vermelhas de raiva.
Pessoas que falam palavras duras que ferem os outros. Crentes que gostam de detratar os outros, que espalha ódio em vez de amor. Salmo 37:8.

Como alguém pode ver a luz de Cristo num viver assim?

O coração seguinte é o branco.
Este é o crente sincero e transparente. Essa pessoa mostra o Senhor Jesus através de uma vida reta e limpa.
As pessoas logo desejam conhecer a Cristo atraídas pelo testemunho desse tipo de crente (l João 1:7).

Que tipo de pessoa é você?
Talvez você se assemelhe a este último.
(Coloque a lanterna atrás do coração coberto com cartolina preta).
Nem um luz brilha em você. Isso quer dizer que você ainda não conhece a Cristo.
O pecado domina o seu coração. Sendo assim, peça-lhe para tirar o seu pecado, através do sangue que Ele derramou na cruz do calvário. Desse modo, você se tornará filho de Deus(João 1:l2).
Depois disso, você poderá viver um vida de pureza e santidade, brilhando por Cristo onde quer que se encontre.

Fonte: http://www.escoladominical.net/forum

27 de fev. de 2010

Subsídios - Lição 09 Juniores

Dinâmica - Amor ao próximo
Para a aula de amanhã adaptei uma dinâmica para aplicá-la com meus alunos.

Dividir a turma em duplas, e cada um vai pensar em uma tarefa para seu companheiro e escrevê-la num papel. Depois que todos terminarem, será falado que na verdade as tarefas serão executadas pelos próprios autores, e serão observadas as reações. Será formado um círculo e proposto o questionamento: Se você soubesse que você mesmo executaria a tarefa, como teria escolhido? E como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Como nos comportamos no nosso cotidiano?


Atividade extra

Fonte: http://escoladominical.net/forum


Visuais extras para a Lição 09 - Jesus ensina sobre o amor ao próximo.




Fonte: A vida de Jesus e algumas de suas histórias. Editora Cristã Evangélica.

20 de fev. de 2010

ALERTA!!! Ministério Infantil não é circo e professor não é palhaço...

Gostaria de disponibilizar o artigo de Claudia Guimarães (http://claudiaguimaraes.blogspot.com/) que nos questiona em relação à qual tem sido nossa postura no ministério infantil. O texto está na íntegra, leia, medite e ouça Deus falar contigo.

cee_063

Ministério infantil não é circo e

professor não é palhaço...

Como evangelista e pastora de crianças tenho estado muito preocupada e incomodada com o que tenho visto nestes dias. Tenho orado e o incômodo persiste em meu coração.

Ministério com crianças é um serviço a Deus alegre, colorido, dinâmico sim, pois estamos lhe dando com crianças e não com adultos, porém tenho observado certo exagero ao ver por todos os lados professores e evangelistas vestidos, pintados, mascarados, fantasiados o tempo todo para ministrar a palavra de Deus as crianças, isso quando a palavra é ministrada mesmo, pois muitas pessoas acreditam que estão ensinando a palavra de Deus as crianças e no entanto estão fazendo animação gospel. Estão falando de coisas bonitas e alegres, com temas bíblicos e tudo, as mesmas que eu ouço dos espíritas quando fazem fantoches no seu programa de tv de outras "religiões" que fazem coisas lindas com as crianças, mas não conhecem a Jesus e não pregam o seu evangelho.

Cuidado com este engano! Você pode estar colorida, alegre, musical, etc... mas se a palavra de Deus e o evangelho da salvação não foi compartilhado com as crianças, se Jesus não foi pregado com o mínimo de 6 versículos da Palavra de Deus, então não é evangelismo.

Evangelizar é pregar as crianças a mensagem da salvação, com base bíblica.

O segundo ponto que quero destacaré que com tanta maquiagem, fantasia e apetrechos, o foco está na personagem representada e não em Jesus. Eu não preciso colocar uma melancia de espuma na cabeça e estar maquiada com uma roupa coloridíssima, todas as vezes que vou falar de Jesus ( quando realmente falo!?), pois o foco é tirado de Jesus e colocado em mim.

A criança fica focada na personagem viva e não na mensagem, a palavra de Deus é poder, não precisa de apelação.

Quero deixar claro aqui que não sou contra a qualquer método dinâmico, pelo contrário, sou pedagoga e conheço muito bem a linguagem que devemos ter com as crianças, tudo é válido, sou contra o exagero que tenho observado somos templo do Espírito Santo e guiados por Ele em toda a verdade, Ele é equilíbrio, por isso é preciso ter coerência, limites, bom senso.

Observe o que estou tratando aqui neste artigo, observe nos sites, no orkut, nos blogs, confira se não está existindo um certo exagero...

Nossas crianças estão saturadas de agitação e todo o tipo de entretenimento, pois o mundo, a televisão, a internet, enfim todos os meios de comunicação oferecem isso a elas o TEMPO TODO...

O que as crianças precisam ver em cada professor e evangelista é PODER DE DEUS , isso sim está em falta, observe que Paulo diz na sua carta aos Coríntios:

"A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder". I Cor. 2:4

"Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder". I Cor 4:20

Observe outros textos:

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. I Pedro 4:11

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:27

Queridos, JESUS É O CENTRO, É o FOCO, nossos dons, estratégias e métodos não podem tomar o lugar que é de JESUS, você e eu não podemos aparecer ou chamar mais a atenção do que o próprio Jesus em nós. ELE TEM QUE APARECER para as crianças e não nós. ORE sobre isso... que o Espírito Santo possa lhe trazer entendimento completo, pois sei que me expresso com limitação.

Deus te abençoe

Claudia

http://claudiaguimaraes.blogspot.com/

7 de fev. de 2010

Tudo tem o seu tempo determinado ...


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu,

há tempo de nascer e tempo de morrer,

tempo de plantar e tempo de colher o que se plantou,

tempo de matar e tempo de curar,

tempo de derrubar e tempo de edificar,

tempo de chorar e tempo de rir,

tempo de prantear e tempo de saltar de alegria,

tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras,

tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar,

tempo de buscar e tempo de perder,

tempo de guardar e tempo de deitar fora,

tempo de rasgar e tempo de coser,

tempo de estar calado e tempo de falar,

tempo de amar e tempo de aborrecer,

tempo de guerra e tempo de paz. (Eclesiastes 3:1-8)

Não sejas impaciente. Não tenha pressa em chegar ao fim, deixe que o tempo amadureça os frutos de modo que possa colhê-los amadurecidos.

Caminhe com segurança e constância, porque tudo vos chegará na hora exata e oportuna.

Os frutos amadurecidos à força, não são tão saborosos, quanto os que amadurecidos naturalmente. Saiba esperar com paciência e não desanime.

Não desanime, não pare no primeiro degrau da ascensão, se a dúvida o assaltar, se a tristeza bater à sua porta, se a calúnia o ferir; erga sua cabeça corajosamente e contemple o céu iluminado e tranquilo.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,

daqueles que são chamados por seu decreto. (Romanos 8:28)

Embora que ainda recoberto de nuvens, você sabe que elas passarão e que voltará a brilhar o sol da alegria. Nem tudo o que nos aborrece é forçosamente um mal.

O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. (Salmos 30:5)

Não se deixe abater pela tristeza, todas as dores terminam. Aguarde que Deus vem com suas mão cheias de bálsamo e traz o alívio. A ação de Deus é infalível e nos guia suavemente pelo caminho certo aliviando nossas dores, assim como a brisa suave, abranda o calor do verão.

Mais depressa que se supõe, você terá a resposta na consolação que necessita.

Esperei confiantemente pelo Senhor, ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.

Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e firmou os passos.

E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas,

temerão e confiarão no Senhor.

(Salmos 40:1-3)