Artigos

20 de fev de 2010

ALERTA!!! Ministério Infantil não é circo e professor não é palhaço...

Gostaria de disponibilizar o artigo de Claudia Guimarães (http://claudiaguimaraes.blogspot.com/) que nos questiona em relação à qual tem sido nossa postura no ministério infantil. O texto está na íntegra, leia, medite e ouça Deus falar contigo.

cee_063

Ministério infantil não é circo e

professor não é palhaço...

Como evangelista e pastora de crianças tenho estado muito preocupada e incomodada com o que tenho visto nestes dias. Tenho orado e o incômodo persiste em meu coração.

Ministério com crianças é um serviço a Deus alegre, colorido, dinâmico sim, pois estamos lhe dando com crianças e não com adultos, porém tenho observado certo exagero ao ver por todos os lados professores e evangelistas vestidos, pintados, mascarados, fantasiados o tempo todo para ministrar a palavra de Deus as crianças, isso quando a palavra é ministrada mesmo, pois muitas pessoas acreditam que estão ensinando a palavra de Deus as crianças e no entanto estão fazendo animação gospel. Estão falando de coisas bonitas e alegres, com temas bíblicos e tudo, as mesmas que eu ouço dos espíritas quando fazem fantoches no seu programa de tv de outras "religiões" que fazem coisas lindas com as crianças, mas não conhecem a Jesus e não pregam o seu evangelho.

Cuidado com este engano! Você pode estar colorida, alegre, musical, etc... mas se a palavra de Deus e o evangelho da salvação não foi compartilhado com as crianças, se Jesus não foi pregado com o mínimo de 6 versículos da Palavra de Deus, então não é evangelismo.

Evangelizar é pregar as crianças a mensagem da salvação, com base bíblica.

O segundo ponto que quero destacaré que com tanta maquiagem, fantasia e apetrechos, o foco está na personagem representada e não em Jesus. Eu não preciso colocar uma melancia de espuma na cabeça e estar maquiada com uma roupa coloridíssima, todas as vezes que vou falar de Jesus ( quando realmente falo!?), pois o foco é tirado de Jesus e colocado em mim.

A criança fica focada na personagem viva e não na mensagem, a palavra de Deus é poder, não precisa de apelação.

Quero deixar claro aqui que não sou contra a qualquer método dinâmico, pelo contrário, sou pedagoga e conheço muito bem a linguagem que devemos ter com as crianças, tudo é válido, sou contra o exagero que tenho observado somos templo do Espírito Santo e guiados por Ele em toda a verdade, Ele é equilíbrio, por isso é preciso ter coerência, limites, bom senso.

Observe o que estou tratando aqui neste artigo, observe nos sites, no orkut, nos blogs, confira se não está existindo um certo exagero...

Nossas crianças estão saturadas de agitação e todo o tipo de entretenimento, pois o mundo, a televisão, a internet, enfim todos os meios de comunicação oferecem isso a elas o TEMPO TODO...

O que as crianças precisam ver em cada professor e evangelista é PODER DE DEUS , isso sim está em falta, observe que Paulo diz na sua carta aos Coríntios:

"A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder". I Cor. 2:4

"Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder". I Cor 4:20

Observe outros textos:

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. I Pedro 4:11

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:27

Queridos, JESUS É O CENTRO, É o FOCO, nossos dons, estratégias e métodos não podem tomar o lugar que é de JESUS, você e eu não podemos aparecer ou chamar mais a atenção do que o próprio Jesus em nós. ELE TEM QUE APARECER para as crianças e não nós. ORE sobre isso... que o Espírito Santo possa lhe trazer entendimento completo, pois sei que me expresso com limitação.

Deus te abençoe

Claudia

http://claudiaguimaraes.blogspot.com/

Nenhum comentário: